Midiateca de Dança

Imagens do feminino e do nacionalismo nas danças solo no Brasil: o bailado de Eros Volúsia e a performance de Luiz de Abreu.

Título: Imagens do feminino e do nacionalismo nas danças solo no Brasil:  o bailado de Eros Volúsia e a performance de Luiz de Abreu.

Tipo de documento: Artigo

Assunto: A importância e o impacto das danças solos de Eros Volúsia, chamando a atenção para a operação “antropofágica” que esta realizou em sua dança em relação às referências culturais estrangeiras e as nacionais. Além de analisar as danças solos de Volúsia e a construção de um “bailado nacional” a partir da mestiçagem de elementos da cultura européia, negra e indígena, o artigo estabelece relações entre a pioneira solista moderna e o trabalho solo “Samba do crioulo doido”, de Luiz de Abreu, em sua crítica ao tema tão caro a Volúsia: brasilidade e, por extensão, a imagem da mulher brasileira relacionada à sensualidade e malevolência. 

Autora: Sandra Meyer

Referência: Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas. Florianópolis:  Programa de Pós-Graduação em Teatro, Universidade do Estado de Santa Catarina – PPGT/UDESC, Dezembro de 2013,  n. 21. v. 2.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *