INTERSEÇÃO 6

com Laura Miranda, Mônica Infante, Sandra Meyer e  Gabriele Brandstetter

 

Oficina de criação: O Corpo na Performance com Laura Miranda e Mônica

Infante (Curitiba/PR)

Data e horário: 7 de novembro de 2015, das 15h às 18h

Local: Laboratório de Dança, Centro de Desportos (CDS), bloco 5 da UFSC

 

Na oficina de criação “O Corpo na Performance”, Laura Miranda e Mônica Infante propuseram exercícios e discussões sobre o corpo na performance e seus possíveis territórios a partir de um vocabulário fundamentado na Técnica Alexander que sugere uma pausa que aprofunda a percepção e a atenção em si e no outro, no KI Aikidô, que enfoca a unificação mente, corpo e ambiente permeados pelo fluxo de energia vital (KI), e na Experiência Somática (técnica terapêutica baseada na neurociência e etologia) que trabalha com a linguagem das sensações e possibilita uma maior ressonância com o entorno.

 

Exibição comentada do vídeo da performance Líquens

com Laura Miranda e Mônica Infante (Curitiba/PR)

Data e horário: 7 de novembro de 2019 – Auditório do CDS/UFSC, bloco 5, 19h

Exibição comentada do vídeo da performance Líquens

 

Exibição e comentário do vídeo da performance Líquens, realizado em sítio de criação,um riacho que integra a bacia hidrográfica da represa do rio Passaúna, área de proteção ambiental, região metropolitana de Curitiba (PR). O argumento conceitual transita na ideia de leito como lugar das pausas e dos segredos do corpo, além de seus significados, como raio de luz e direção do vento, que apontam para os trajetos ao ar livre em que a percepção do espaço se dá na relação com a amplitude e a velocidade.

 

Lançamento do documentário Limiares sobre Anderson João Gonçalves.

Direção Sandra Meyer

Data e horário: 11 de novembro de 2015, às 19h

Local:Auditório do Museu da Escola Catarinense/UDESC, Florianópolis

 

LIMIARES é um documentário com e sobre Anderson João Gonçalves (Curitiba, 1964 – Florianópolis, 2010), dirigido por Sandra Meyer. Anderson criou figurinos, cenografias, coreografias e imagens fílmicas em diferentes contextos. Em Florianópolis, nos anos 1980 e  90, gerou ideias inovadoras e participou da fundação de coletivos de dança, além de dançar em companhias nacionais. Entre os anos 1994 e 2009, em cenas memoráveis, consolidou sua opção profissional, dedicando-se integralmente ao Grupo Cena 11 Cia de Dança.

Prêmio Funcine de Produção AudioVisual “Armando Carreirão 2012”, numa realização do Fundo Municipal de Cinema e da Prefeitura de Florianópolis, com apoio cultural da Cinemateca Catarinense e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes; e o Prêmio Catarinense de Cinema – Edição 2012,numa realização do Governo do Estado de  Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e da Fundação Catarinense de Cultura.

O documentário é composto por duas partes:

 

Parte – 1 LIMIARES – sobre Anderson, de 82 minutos

 

 

Parte 2 – LIMIARES com Anderson, 56 minutos

 

 

Palestra: Atos de Re-lembrar. Ensaio e Reprodução: Pina Bausch com Kyomi Ishida com Gabriele Brandstetter (Berlim/Alemanha)

Data e horário:12 de novembro de 2015, 19h

Local: Auditório do Museu da Escola Catarinense/Udesc

 

A vinda da professora alemã Gabriele Brandstetter (Berlim/Alemanha) ocorreu em parceria com o evento III Colóquio Antropologias em Performance, por meio do Gesto (Grupo de Estudos em Performance e Oralidade), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A palestra “Atos de Re-lembrar. Ensaio e Reprodução: Pina Bausch com Kyomi Ishida”, abordou interesses específicos acerca do ato de relembrar, rememorar e repetir movimentos em dança. Há uma discussão longa, intensa e diversificada na atualidade sobre conceitos e problemas da “reconstrução”, da “reconstituição”, do repertório e dos procedimentos de transferência corporal na dança e na teoria da performance. O foco da reflexão foi sobre Pina Bausch e o seu legado coreográfico para bailarinos contemporâneos, no sentido de como a fisicalidade de sua obra coreográfica continua a exercer uma influência hoje, e como sua energia criativa de sua obra pode ser ativada, repetida e transmitida.

Cartaz:

  • Cartaz. Interseção 6. Tubo de Ensaio 2015

Fotos:

  • Fotos Oficina com Mônica Infante e Laura Miranda
  • Fotos Palestra com Gabrielle Brandstetter