TUBO DE ENSAIO

Jussara Xavier, Sandra Meyer e Vera Torres criaram juntas, na cidade de Florianópolis (SC), ano de 2001, o projeto Tubo de Ensaio, com foco na dança/arte contemporânea e diferentes formatações ao longo do tempo. O projeto esteve vinculado aos programas de extensão do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina e do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina, ambas instituições públicas e gratuitas (2001 a 2016). O Tubo constitui-se de três períodos:

 

Tubo de Ensaio. Corpo: cena e debate – Consistiu em apresentações mensais de dança contemporânea e suas interfaces com variadas expressões artísticas, seguidas de entrevista e/ou debate conduzido por um profissional da área. Incluiu oficinas. Algumas temáticas evidenciadas no transcorrer de seus primeiros cinco anos foram registradas no livro e no DVD “Tubo de Ensaio. Experiências em dança e arte contemporânea” (2006).

 

Tubo de Ensaio. Formação em dança – De 2008 a 2010 o projeto enfatizou a formação em dança por meio de residências, laboratórios, conferências dançadas, cursos, ateliês, palestras e aulas abertas acompanhadas de apresentação de processos e de espetáculos, com convidados provenientes do Brasil e outros países. Nos seus dez anos de atuação o projeto Tubo de Ensaio foi contemplado com o Prêmio Edital  01/2010 – Edital de Cultura UDESC.

Tubo de Ensaio. Composição [Interseções + Intervenções] –  Selecionado pelo Rumos Itaú Cultural 2013–2014, com realização em 2015, promoveu um intenso intercâmbio por meio das seguintes ações: (a) Laboratório compositivo com artistas e pesquisadores de diferentes áreas e procedimentos; (b) Apresentação de trabalho (processo, espetáculo, performance, conferência, palestra); (c) Conversa em forma de metálogo – um “compor com” artistas e pesquisadores; (d) Organização do livro “Tubo de Ensaio. Composição [Interseções + Intervenções] (2016), resultante das ações e dos debates do evento.