A coordenação motora como dispositivo para a criação. Uma abordagem somática na dança contemporânea

Título: A coordenação motora como dispositivo para a criação. Uma abordagem somática na dança contemporânea.

Tipo de documento: Artigo

Assunto: O artigo parte do princípio de que a educação somática articula questões próximas aos estudos da percepção tanto das ciências cognitivas como da filosofia. Indica que as abordagens somáticas podem ampliar sua área de atuação e transbordar sua função inicial de manutenção da saúde e melhora da qualidade técnica para habitar o campo da pesquisa e da criação em dança. A fim de estreitar a relação entre educação somática e dança, busca- se abordar alguns princípios do estudo da Coordenação Motora de Béziers e Piret e apontar seus possíveis desdobramentos no processo de investigação e criação em dança via percepção.

Autoras: Paloma Bianchi; Sandra Meyer Nunes

Referência: Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 148-168, jan./abr. 2015. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/presenca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *