Modernidade e Nacionalismo nas Danças Solo: O Bailado de Eros Volusia e a Performance de Luiz De Abreu.

Título: Modernidade e Nacionalismo nas Danças Solo: O Bailado de Eros Volusia e a Performance de Luiz De Abreu.

Tipo de documento: Artigo

Assunto: O artigo discute a importância e o impacto das danças solos de Eros Volusia, considerada como a inventora do bailado nacional, chamando a atenção para a operação “antropofágica” que esta realizou em relação às referências culturais estrangeiras e as nacionais. Este ensaio analisa o início dos solos de dança moderna no Brasil a partir do estudo de Roberto Pereira (1966 – 2009) sobre Eros Volusia e o bailado nacional dos anos 1930 e 1940, bem como da noção de mestiçagem formatada pela proposta antropofágica filosófica e ética de Oswald de Andrade (1890-1954).

Autora: Sandra Meyer

Referência: Anais Fazendo Gênero 9: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos. UFSC. 23 a 26 de agosto de 2010. Link http://www.fazendogenero.ufsc.br/9/resources/anais/1277663015_ARQUIVO_TEXTOSandr aMeyer.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *