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Modernity and Nacionalism in Solo Dance in Brazil: The Bailado of Eros Volúsia and the Performance of Luiz de Abreu

Título: Modernity and Nacionalism in Solo Dance in Brazil: The Bailado of Eros Volúsia and the Performance of Luiz de Abreu 

Tipo de documento: Capítulo de livro

Assunto: A importância e o impacto das danças solos de Eros Volúsia, chamando a atenção para a operação “antropofágica” que esta realizou em sua dança em relação às referências culturais estrangeiras e as nacionais. Além de analisar as danças solos de Volúsia e a construção de um “bailado nacional” a partir da mestiçagem de elementos da cultura européia, negra e indígena, o artigo estabelece relações entre a pioneira solista moderna e o trabalho solo “Samba do crioulo doido”, de Luiz de Abreu, em sua crítica ao tema tão caro a Volúsia: brasilidade e, por extensão, a imagem da mulher brasileira relacionada à sensualidade e malevolência. 

Autora: Sandra Meyer

Referência: GITELMAN, Claudia; PALFY, Barbara (Org.). On Stage Alone. Soloists and the Modern Dance Canon. Florida: University Press of Florida, 2012. p. 141-162.

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