Artigos

“Ser” um corpo: a impregnação da consciência pelo movimento

A (i)mobilidade na obra de Nijinsky: uma ação intempestiva

A Composição em Tempo Real como estratégia inventiva

A coordenação motora como dispositivo para a criação. Uma abordagem somática na dança contemporânea

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil – Educando com arte

A marionete como metáfora do corpo dançante: um convite à percepção

A organização da dança contemporânea em Santa Catarina

A produção coreográfica catarinense nas décadas de 1940 e 1950.

Academia Beauty Center

Apontamentos sobre o contexto da dança no Rio Grande do Sul

Apresentação livro Dança não é (só) coreografia

Apresentação livro O que quer e o que pode ser [ess]a técnica

Arte, corpo e fronteira: [des]dobramentos entre o dentro e o fora

As ações físicas e o problema corpo-mente

As metáforas de demarcação do corpo cênico

Assemblage: corpo e cena em agenciamentos coletivos

Belém e Manaus

Cognição em Diálogo

Com a dança, no mercado e na política cultural

Com+posições = investigações acerca do ato de compor nas artes

Corpo, processos e ação física: o problema da intencionalidade

Corpos e livros abertos em situação crítica

Dança contemporânea em Santa Catarina: um cenário de desbravadores

Dança contemporânea: um corpo de ideias

Dança contemporânea: uma experiência de teatralidade

Dança multilíngue: clássica e contemporânea

Dança-teatro-performance. A indisciplinaridade em questão.

Dança, história e memória: na pesquisa e no palco

De caixas e interações | On boxes and interaction

Dramatologias da Dança

Elementos para a composição de uma dramaturgia do corpo e da dança

Encontro com a Persona Cia de Teatro

Ensaio para processos de criação: da metáfora à metonímia

Entre tantos corpos. Transformações da dança no Curso de Licenciatura em Teatro

Era uma vez ou ainda é. Breve história dos grupos de dança catarinense

Estados políticos em dança: Maneries e Eu prometo, isto é político

Eu em trânsito. Na dança. Em Santa Catarina

Experiências com dança na pesquisa acadêmica no sul do Brasil

Fazer dança e fazer com dança: perspectivas estéticas para os corpos especiais que dançam

Imagens do feminino e do nacionalismo nas danças solo no Brasil: o bailado de Eros Volúsia e a performance de Luiz de Abreu.

Instalação na arte contemporânea brasileira: interrogações sobre composições visuais e cênicas fundadas na interação corpo-espaço

Introdução; Projeto Tubo de Ensaio – Corpo: Cena e Debate

Jogos de dança: performances tecidas na interatividade

Limiares com e sobre Anderson João Gonçalves

Mapeamento contextual da dança em Santa Catarina

Metáforas do corpomídia em cena | metaphors of body-media on stage

Modernidade e Nacionalismo nas Danças Solo: O Bailado de Eros Volusia e a Performance de Luiz De Abreu.

Mover o(s) corpo(s): estudos compartilhados da dança no contexto universitário

Noitada de Bailados (Blumenau, 1945) e Espetáculos de Bailados (Florianópolis, 1952): referências da dança catarinense.

O corpo em equilíbrio, desequilíbrio e fora do equilíbrio

O corpo que pensa

O criador-intérprete na dança contemporânea

O Outro na pesquisa e ação da dança contemporânea

O que é a dança contemporânea?

O que é a dança contemporânea?

O que não pode mais deixar de ser: relatos indignados sobre a ex(in)clusão da dança no ensino superior em Santa Catarina

Percepção física: ação de comportamento para a dança

Percepção Física: método de conhecimento e ação para o corpo que dança

Percepção Física: modos de perceber e agir do Cena 11

Perspectivas autoetnográficas em pesquisas com dança contemporânea

Políticas Culturais

Presença – entre percepção e ação

Presença que não se faz só: potências de afeto no ato de com-por entre corpos

Quando a história entra em ação ou por uma dança mais criativa

Quando a voz cala e o corpo fala

Responsabilidade social e o paradigma da complexidade de Edgar Morin

Responsabilidade social nas empresas

Ser um arquivo, ter um arquivo, mover um arquivo

Sobre Crosta… Imagens e memória da dança contemporânea catarinense

Tempos, espaços e movimentos da dança em Santa Catarina

Treinamentos como modos de re-existência em comum(n)idades reais

Um olhar sobre a produção coreográfica catarinense nas décadas de 1940 e 50

Um olhar sobre o contexto da dança em Florianópolis nas décadas de 1970 e 1980, e o Cena 11 dos anos 90

Uma Avaliação em Tópicos

Ursa Maior: da constelação para a dança

Viewpoints e Suzuki: pontos de vista sobre percepção e ação no treinamento do ator

Viewpoints: uma filosofia da práxis

Historiografias do Desterro: ter um arquivo, ser um arquivo, mover um arquivo

Apresentação do livro Tudo isto é dança

Dos repertórios aos reenactments: dispositivos de conhecimento na dança

Ensino remoto emergencial e metodologias ativas no contexto da dança

Artista-pesquisador ou proponente? Em função da dança ou do próximo edital?

Entrevista com o artista da dança Márcio Vinicius Paulino Silveira: “Quanto mais você descobre ou aprende algo, mais você tem interesse em aprender”.

Contos de danças

Percursos da Dança em Blumenau entre as décadas de 1870 e 1970

Apresentação. Dança e multiplicidade. Dança é multiplicidade. Múltipla Dança.

Curadoria de dança como abertura ao diálogo

Múltiplas Danças. Múltiplas Críticas. Múltiplas Escritas

Nexos entre Dança e Base Nacional Comum Curricular

De fragmentos e ausências: modos de existência das atividades de ensino e produção coreográfica na cidade de Florianópolis (SC) entre as décadas de 1940 e 1980.

De fragmentos y ausencias: formas de existir de las actividades de enseñanza y producción coreográfica en la ciudad de Florianópolis (SC) entre las décadas de 1940 y 1980.