Artigos
- “Ser” um corpo: a impregnação da consciência pelo movimento
- “Dalí” escapa das armadilhas e dos clichês e Kaiowas mostra maturidade
- 1, 2, 3 e já! A criança pinta borda e dança
- 1, 2, 3 e já! A criança pinta, borda e dança. XI Seminários de Dança de Joinville
- A (i)mobilidade na obra de Nijinsky: uma ação intempestiva
- A arte do gesto: uma história de séculos. A ilha e seus coreógrafos.
- A Composição em Tempo Real como estratégia inventiva
- A coordenação motora como dispositivo para a criação. Uma abordagem somática na dança contemporânea
- A Dança Cênica em Florianópolis
- A dança como forma de conhecimento
- A Dança Contemporânea do Norte
- A dança na universidade
- A dança teatral em Florianópolis
- A densidade poética dos movimentos
- A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil – Educando com arte
- A formação em dança
- A hora do ensino superior de dança
- A marionete como metáfora do corpo dançante: um convite à percepção
- A organização da dança contemporânea em Santa Catarina
- A pesquisa como experiência
- A política da dança nos anos 90 em Florianópolis
- A produção coreográfica catarinense nas décadas de 1940 e 1950.
- A reinvenção tupiniquim
- A reinvenção tupiniquim
- Aboio, o canto de Marcelo Rodrigues
- Academia Beauty Center
- Academia Ganzo revela amadurecimento
- Ação Documental (2021)
- Acervo Tubo de Ensaio Corpo: cena e debate
- Acervo Tubo de Ensaio. Composição [Interseções + Intervenções]
- Acervo Tubo de Ensaio. Formação em dança
- Acesse dança contemporânea
- Acontecimentos de dança: corporeidades e teatralidades contemporâneas
- Álea Grupo de Dança – Álea Academia de Dança
- Alunos da Escola Bolshoi anunciam futuro promissor
- Alunos da Escola Bolshoi anunciam futuro promissor
- Anderson do Carmo entrevista Jussara Xavier
- Anderson Gonçalves: coreógrafo, dançarino, diretor, figurinista, professor de dança
- Andras reinventa saga de Quixote com dança-teatro
- Antropofagia coreográfica
- Apontamentos sobre o contexto da dança no Rio Grande do Sul
- Apresentação – Livro 123 e já! A criança pinta, borda e dança
- Apresentação Conexão Sul
- Apresentação do livro Tudo isto é dança
- Apresentação IGNORÃÇA
- Apresentação livro Dança não é (só) coreografia
- Apresentação livro Histórias da Dança – Coleção Dança Cênica volume 2
- Apresentação livro O que quer e o que pode ser [ess]a técnica
- Apresentação Múltipla Dança 2006
- Apresentação Múltipla Dança 2007
- Apresentação Múltipla Dança 2008
- Apresentação Múltipla Dança 2009
- Apresentação Múltipla Dança 2010
- Apresentação Múltipla Dança 2010
- Apresentação Múltipla Dança 2013
- Apresentação Múltipla Dança 2014
- Apresentação Múltipla Dança 2015
- Apresentação Múltipla Dança 2016
- Apresentação Múltipla Dança 2017
- Apresentação O Quebra-Nozes
- Apresentação: Coleção Dança Cênica – um espaço para reflexão
- Apresentação. Dança e multiplicidade. Dança é multiplicidade. Múltipla Dança.
- APRODANCA
- Aprodança planeja lançamento de catálogo
- Apuro técnico, graciosidade e vigor muscular
- Arte, corpo e fronteira: [des]dobramentos entre o dentro e o fora
- Artigos
- Artista-pesquisador ou proponente? Em função da dança ou do próximo edital?
- As ações físicas e o problema corpo-mente
- As interrogações do Meia Ponta
- As metáforas de demarcação do corpo cênico
- As Metáforas do Corpo em Cena
- Assemblage: corpo e cena em agenciamentos coletivos
- Atuação do professor de dança
- Ballet da Casa da Cultura dá novos passos ao futuro
- Ballet da Casa da Cultura dá novos passos ao futuro
- Ballet Desterro
- Ballet Desterro Academia de Dança
- Ballet Desterro: contemporaneidade na dança catarinense.
- Belém e Manaus
- Bila Manganelli Coimbra
- Bom termômetro para avaliação do ensino
- Brésil? Brésils?
- Cena 11 amplia reconhecimento
- Cena 11 propõe debate em Skinnerbox
- Cena contemporânea ganha força com Error
- Circar, dançar, perseverar
- Cognição em Diálogo
- Colagem de passos
- Com a dança, no mercado e na política cultural
- Com+posições = investigações acerca do ato de compor nas artes
- Companhia portuguesa faz espetáculo em Jaraguá
- Competência na noite do balé argentino
- Composição [interseções+intervenções]
- Conclusão do curso de dança contemporânea: um novo início
- Contaminação: eis aí uma boa idéia
- Contorno
- Contos de danças
- Coreografias de Deborah Colker são técnica pura
- Corpo como escuta
- Corpo de ideias: dança como relação
- Corpo, corpo meu, que dança sou eu?
- Corpo, processos e ação física: o problema da intencionalidade
- Corpo: cena e debate
- Corpo: cruzamento entre natureza e cultura
- Corpo: experiência e debate. Para não falhar a memória
- Corpo: experiência e debate. Para não falhar a memória
- Corpos e livros abertos em situação crítica
- Corpos em evidência
- Cuerpo, tiempo y movimiento – Entrevista con Diana Gilardenghi, Sandra Meyer, Paloma Bianchi y Milene Duenha
- Cultura pra que?
- Curadoria de dança como abertura ao diálogo
- Dança catarinense espera mais apoio em 2004
- Dança como prática de esgotamento
- Dança como profissão reconhecida
- Dança como profissão reconhecida
- Dança contemporânea em Santa Catarina: um cenário de desbravadores
- Dança contemporânea ganha visibilidade com o Rumos
- Dança contemporânea: um corpo de ideias
- Dança contemporânea: uma experiência de teatralidade
- Dança e filosofia?
- Dança e representação: entre mimese e reflexibilidade
- Dança e sociedade
- Dança engajada e espetáculo multicultural
- Dança Geométrica
- Dança multilíngue: clássica e contemporânea
- Dança não é (só) coreografia
- Dança que dialoga com fragmentação e desconstrução; Sonho e emoção em Negros em Desterro
- Dança que fala do mundo
- Dança revista
- Dança-teatro-performance. A indisciplinaridade em questão.
- Dança, filosofia e ciência na Udesc
- Dança, história e memória: na pesquisa e no palco
- De caixas e interações | On boxes and interaction
- De fragmentos e ausências: modos de existência das atividades de ensino e produção coreográfica na cidade de Florianópolis (SC) entre as décadas de 1940 e 1980.
- De fragmentos y ausencias: formas de existir de las actividades de enseñanza y producción coreográfica en la ciudad de Florianópolis (SC) entre las décadas de 1940 y 1980.
- Deborah Colker traz seu brilho para Joinville. Festa de Voga estabelece panorama da dança em SC
- Desterro Cia de Dança
- Dia Internacional da Dança na UFSC
- Diálogo da dança com as artes plásticas
- Discussão que nunca termina
- Dispositivo de radicalidade
- Domínio no balé e jazz com vitalidade
- Dos repertórios aos reenactments: dispositivos de conhecimento na dança
- Dramaticidade do gesto
- Dramaticidade e leveza
- Dramatologias da Dança
- E os Beatles se transformaram em dança
- É preciso cair para levantar
- Elementos para a composição de uma dramaturgia do corpo e da dança
- Em sintonia com a atualidade
- Encontro com a Persona Cia de Teatro
- Encontros e conversas. Sandra Meyer entrevista Jussara Xavier
- Encontros e deslocamentos
- Ensaio para processos de criação: da metáfora à metonímia
- Ensino remoto emergencial e metodologias ativas no contexto da dança
- Entre a imobilidade e o movimento
- Entre arquivos e dança contemporânea: Entrevista com Sandra Meyer
- Entre tantos corpos. Transformações da dança no Curso de Licenciatura em Teatro
- Entrevista com o artista da dança Márcio Vinicius Paulino Silveira: “Quanto mais você descobre ou aprende algo, mais você tem interesse em aprender”.
- Era uma vez ou ainda é. Breve história dos grupos de dança catarinense
- Escola Bolshoi
- Escrita e outras danças
- Espaço de Dança
- Espetáculo embrionário
- Estados políticos em dança: Maneries e Eu prometo, isto é político
- Eu em trânsito. Na dança. Em Santa Catarina
- Excelência em todos os níveis
- Exercício de balé
- Êxito Consolidado
- Experiências com dança na pesquisa acadêmica no sul do Brasil
- Falta de curadoria afeta mostra de dança na Capital
- Falta de inventividade e seqüências óbvias
- Fazer dança e fazer com dança: perspectivas estéticas para os corpos especiais que dançam
- Feliz ano velho: feliz dia da dança!
- Florianópolis sedia segunda etapa do projeto Tubo de Ensaio
- Fonte criativa inesgotável
- Funarte apresenta balanço desequilibrado
- Grupo Cena 11 Dançar é Conhecer
- Grupo de Dança CEART
- Grupo une profissionalismo, esmero e vibração
- História em movimento: biografias e registros em dança. I Seminários de Dança de Joinville
- Histórias da Dança – Coleção Dança Cênica volume 2
- Histórias da dança em Santa Catarina (2020)
- Historiografias do Desterro: ter um arquivo, ser um arquivo, mover um arquivo
- Homenagem: Uma pedagoga incansável
- IGNORÃÇA (Montagem Teatral de 2015)
- Imagens do feminino e do nacionalismo nas danças solo no Brasil: o bailado de Eros Volúsia e a performance de Luiz de Abreu.
- Imagens e Falas. 30 anos de Teatro na UDESC
- Improviso em dança promove encontro entre áreas
- Instalação na arte contemporânea brasileira: interrogações sobre composições visuais e cênicas fundadas na interação corpo-espaço
- Introdução; Projeto Tubo de Ensaio – Corpo: Cena e Debate
- Jogos de dança: performances tecidas na interatividade
- Khala merece todas as comemorações
- Kirov Ballet garante lugar de honra no Olimpo
- Le processus de création du mouvement chorégraphique au Brésil dans le contexte historique de l’élaboration identitaire: le cas de l’Etat de Santa Catarina.
- Limiares com e sobre Anderson João Gonçalves
- Mais que festival
- Mais sobre aquilo que prefiro acreditar que seja agora (Montagem Teatral de 2016)
- Mapeamento contextual da dança em Santa Catarina
- Memória sem lacuna
- Merce Cunninghan abre turnê na capital gaúcha
- Metáforas do corpomídia em cena | metaphors of body-media on stage
- Modernidade e Nacionalismo nas Danças Solo: O Bailado de Eros Volusia e a Performance de Luiz De Abreu.
- Modernity and Nacionalism in Solo Dance in Brazil: The Bailado of Eros Volúsia and the Performance of Luiz de Abreu
- Montagem – Assemblage (2013)
- Mover o(s) corpo(s): estudos compartilhados da dança no contexto universitário
- Movimento PRÓPRIO
- Movimentos e Conceitos
- Múltipla Dança. Festival Internacional de Dança Contemporânea: 10 anos em encontros
- Múltiplas Danças. Múltiplas Críticas. Múltiplas Escritas
- Mundo Perfumado expõe novos caminhos do 1º Ato
- Na intensidade do tempo
- Nervosismo marca a execução das seqüências femininas
- Nexos entre Dança e Base Nacional Comum Curricular
- Noitada de Bailados (Blumenau, 1945) e Espetáculos de Bailados (Florianópolis, 1952): referências da dança catarinense.
- Noite de Fragilidades e interpretações enfáticas
- Novo fôlego para o Jazz
- Novos tempos para a dança em Florianópolis nos anos 1970: a contribuição de Bila Coimbra e Renée Wells
- O corpo como matéria de novas investigações
- O Corpo do ator em ação
- O corpo em equilíbrio, desequilíbrio e fora do equilíbrio
- O corpo que pensa
- O corpo que pensa: o treinamento corporal na formação do ator
- O criador-intérprete na dança contemporânea
- O engajamento requintado de Bill T. Jones
- O maior desafio do Bolshoi
- O Outro na pesquisa e ação da dança contemporânea
- O quarto em palavras
- O que é a dança contemporânea?
- O que é a dança contemporânea?
- O que não pode mais deixar de ser: relatos indignados sobre a ex(in)clusão da dança no ensino superior em Santa Catarina
- O que pode a dança?
- O Que Quer e o Que Pode Ser Essa Técnica?
- O voo essencial de Pina Bausch
- Obra aberta
- Obra sobre dança amplia mercado
- Oito Trigramas em turnê
- Os altos e baixos do Cisne Negro
- Os múltiplos textos do Corpo
- Panorama da Dança em Santa Catarina
- Paradigmas revistos
- Paradigmas revistos
- Percepção física: ação de comportamento para a dança
- Percepção Física: método de conhecimento e ação para o corpo que dança
- Percepção Física: modos de perceber e agir do Cena 11
- Percursos da Dança em Blumenau entre as décadas de 1870 e 1970
- Perfil lapidado.
- Perspectivas autoetnográficas em pesquisas com dança contemporânea
- Peso Bruto exibe corpo fora de norma
- Pesquisas em Dança – Coleção Dança Cênica volume 1
- Política Cultural e Dança
- Políticas Culturais
- Precisa-se dança
- Preljocaj investe alto nos elementos cênicos
- Presença – entre percepção e ação
- Presença que não se faz só: potências de afeto no ato de com-por entre corpos
- Processo de construção constante
- Processo transformador
- Processo transformador
- Propostas de continuidade
- Quando a história entra em ação ou por uma dança mais criativa
- Quando a voz cala e o corpo fala
- Quasar faz música para os olhos em “Só Tinha que Ser com Você”.
- Quasar revista obras para inovar
- Real Balé da Dinamarca encerra por Joaçaba turnê pelo Estado
- Repensando conceitos de dança
- Responsabilidade social e o paradigma da complexidade de Edgar Morin
- Responsabilidade social nas empresas
- Sandra Meyer fala do projeto de graduação em dança da UDESC
- Santa Catarina agora no circuito internacional
- Santa Catarina fica sem representatividade
- Segredos bem dançados
- Sem encanto
- Seminário Internacional de Dança Contemporânea: 02 a 06 de Junho de 2015
- Seminário Internacional de Dança Contemporânea: 02 a 06 de Outubro de 2007
- Ser um arquivo, ter um arquivo, mover um arquivo
- Sessenta minutos de quedas
- Show reafirma importância de projeto
- Situación actual de la danza em Brasil
- Sobre Crosta… Imagens e memória da dança contemporânea catarinense
- Stagium se firma como um marco
- Te convido agora para uma outra dança
- Tempo de despertar
- Tempo de Verão peca por falta de sintonia
- Tempos, espaços e movimentos da dança em Santa Catarina
- Tessituras em ação
- Teste
- Treinamentos como modos de re-existência em comum(n)idades reais
- Tubo de Ensaio
- Tubo de Ensaio continua dia 7
- Tubo de Ensaio. Composição [Intervenções + Interseções]
- Tubo de Ensaio. Experiências em Dança e Arte Contemporânea
- Tudo isto é Dança
- Um olhar crítico para a dança catarinense do ano 2000
- Um olhar sobre a produção coreográfica catarinense nas décadas de 1940 e 50
- Um olhar sobre o contexto da dança em Florianópolis nas décadas de 1970 e 1980, e o Cena 11 dos anos 90
- Um passo além dos festivais
- Um sim à dança!
- Uma avaliação em tópicos
- Uma Avaliação em Tópicos
- Uma dança sem a segurança da poltrona
- Ursa Maior: da constelação para a dança
- Vicky Cortés entrevista Sandra Meyer
- Viewpoints e Suzuki: pontos de vista sobre percepção e ação no treinamento do ator
- Viewpoints: uma filosofia da práxis
- Viva a dança
- Viva a multiplicidade
- Voga dança sua caminhada evolutiva